data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
ATUALIZADA: matéria atualizada às 17h52min em 14 de abril de 2020
O governador Eduardo Leite, acompanhado da secretária estadual de Saúde Arita Bergmann, garantiu nesta terça-feira a abertura dos leitos do Hospital Regional na próxima semana. Eles comentaram sobre o funcionamento do hospital destinado ao tratamento do coronavírus durante a transmissão ao vivo diária no Facebook (veja abaixo).
Farmácias do município mantém atendimento, mas adotam medidas de prevenção ao Covid-19
Apesar de ainda não ter anunciado o dia exato da inauguração, nesta primeira etapa devem começar a funcionar 40 leitos clínicos. De acordo com o prefeito Jorge Pozzobom, 20 leitos serão inaugurados na próxima semana e os outros 20 até o final de abril.
_ Ainda não temos data confirmada, mas nesse meio tempo também devemos inaugurar mais 10 leitos de UTI _ explicou Pozzobom.
Concebido inicialmente para atendimentos de cardiologia e neurologia, durante a pandemia do coronavírus a instituição deve focar somente no tratamento da Covid-19.
_ Ainda estamos com o processo de compra dos equipamentos em andamento com os R$ 36 milhões (liberados no fim do ano passado pela União), mas estamos praticamente abrindo com doações da comunidade _ completou Arita.
VÍDEO: com doações em baixa, Hemocentro Regional recebe apoio de militares em Santa Maria
No início deste mês, o hospital começou a receber mobiliário, como camas, colchões, poltronas, suportes para soro, bandejas, entre outros objetos, vindos de uma clínica desativada. Ele também recebeu 48 aparelhos de ar-condicionado destinados pela Receita Federal do Brasil no Município.
Segundo Pozzobom, os profissionais que atenderão os pacientes no hospital estão sendo contratados e capacitados pelo Instituto de Cardiologia-Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC).
Assista: